Hidratação para Cabelos Cacheados: Confira Estas Dicas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Saber como fazer a hidratação para cabelos cacheados pode ser a solução para manter os fios brilhosos e lindos.  Isto porque, para deixá-los dessa forma, os desafios são gigantes.

É preciso pensar, sobretudo, nos cosméticos disponíveis. Isto porque, além de serem compostos por sulfatos e parabenos, que são elementos agressivos ao corpo e ambiente, podem apresentar custos elevados. Porém, não há a necessidade de realizar o comprometimento do orçamento para que se obtenha cachos perfeitos. O ideal, portanto, é conferir todas as dicas e informações que preparamos, a seguir!

Como funciona a hidratação para cabelos cacheados?

Quem tem cabelos cacheados, precisa ficar atenta aos seguintes procedimentos que auxiliam no dia-a-dia capilar. Veja, no tópico do cronograma capilar, como funciona a hidratação para os tipos de fios crespos/cacheados e observe uma saúde aprimorada das madeixas!

hidratação para cabelos cacheados 1Os melhores produtos para cabelos cacheados

Existem produtos que se destacam para quem tem cabelos cacheados. Confira!

Finalizadores

Dentre os finalizadores, o leave-in apresenta um quantitativo de hidratantes hidrosolúveis e substâncias condicionadoras. O produto torna mais fácil o processo de pentear os fios e gera maior flexibilidade. Em relação aos óleos, é preciso que sejam compostos integralmente por lipofílico. Isto quer dizer que não podem apresentar água.

Estas substâncias auxiliam a acabar com os frizz, compondo um filme que faz com que se evite o acúmulo de toda a estática presente nos cabelos.

Leite para o processo de pentear apresenta substâncias condicionadores suaves e auxilia no desembarace, sem provocar efeitos pesados, gerando um aspecto de naturalidade.

Ativos e funcionalidades

Grande parte do sucesso dos resultados desses procedimentos são os ativos, que têm concentração em 3 tipos:

  • substâncias antiestáticas;
  • ativos condicionadores e hidratantes;
  • substâncias estruturantes.

Substâncias antiestáticas

Elas fazem com que a ação eriçada não aconteça e favorecem os desembaraçamentos. Podem ser:

  • ciclometicone;
  • dimeticone;
  • amodimeticone;
  • dimeticonol.

As substâncias de ciclometicones, em razão de sua pressão baixa para a composição do vapor, não tornam os cabelos pesados e auxiliam no período que fios levam para secar.

Já os dimeticones são capazes de proporcionar elasticidade e muita maciez, portanto, compondo a película de proteção em cima dos fios.

hidratação para cabelos cacheados 2

Substâncias ativas condicionadoras e hidratantes

Os poliquaternários são responsáveis pela proteção e fortalecimento dos fios. Visto que há a absorção dos fios, há também o auxílio para dar brilho e hidratar, além de trabalhar como um tipo de texturizante, o que torna mais fácil o penteado e o modelo e redução do frizz.

Como cuidar de cabelos cacheados?

Para saber como cuidar de cabelos cacheados, é importante ter em mente que as substâncias hidratantes são os óleos vegetais – oliva, abacate, argan, damasco, jojoba, moringa – a glicerina e também o pantenol.

Substâncias reestruturantes

Estas são responsáveis pela nutrição dos fios, de dentro pra fora. O que mais se destaca é a queratina, um elemento proteico de fibras que faz a conferência de elasticidade e resistência aos cabelos.

As substâncias aminoácidas como arginina, lisina e triptofano também atuam, portanto, na parte de reestruturar os fios.

O elemento da cisteína, portanto, além de se caracterizar reestruturante, promove o estímulo da diminuição dos volumes, sem que prejudiquem os fios.

hidratação para cabelos cacheados 4

Cronograma capilar para cabelos cacheados

O cronograma capilar é o cotidiano de cuidados das madeixas que costuma intercalar três tipos de tratamentos:

  • hidratação;
  • nutrição;
  • reconstrução.

Cada fase do cronograma de cabelos disponibiliza um tipo de solução determinada para fios com danificação, por aspectos poluentes, incidências de exposição ao sol, água com cloro, utilização de ferramentos que emitem calor em excesso, intervenções químicas de coloração ou descoloração, entre outras.

Fazer um cronograma tem indicação para qualquer tipo de cabelo, visto que todos podem sofrer prejuízos com os aspectos exteriores. Ao fazer isso, num prazo específico de 4 semanas, há a possibilidade de realizar o suprimento das necessidades dos cabelos e a restauração completa da saúde dos cabelos.

Hidratação

Essa parte do cronograma se caracteriza pelos tratamentos dos cabelos mais conhecidos. Ao pensar em cuidado capilar, a hidratação é, portanto, a alternativa que se destaca. Isso porque o processo se responsabiliza pela reposição da água e da nutrição essencial que é perdida diariamente. Desse modo, manter a rotina de hidratação é capaz de livrar os fios ressecados, promovendo a garantia de fios com maior saúde.

Nutrição

Os fios cacheados e crespos têm o costume de fazer a apresentação de tendências maiores de fios ressecados, porque a curvatura promove o impedimento de que o óleo do couro cabeludo alcance as pontinhas. Desse modo, entre os principais tratamentos de maior indicação para fazer a eliminação do ressecamento corresponde à nutrição dos cabelos.

hidratação para cabelos cacheados 5

A nutrição capilar se caracteriza como um processo de responsabilidade para a reposição de lipídios aos fios. Estes são gorduras que têm produção a partir de glândulas de sebo do couro dos cabelos. Sua funcionalidade é dar conferência a camadas de proteção dos fios, de maneira a deixá-los com maciez, flexibilidade, brilho e alinhar cutículas.

Desse modo, realizar a nutrição dos cabelos é o melhor modo de garantia que os cabelos permaneçam em hidratação. Além disso, estão dotados de proteção, embelezados e com saúde.

Umectação

Esse processo é caracterizado pelo banho de óleo dos fios capilares. Trata-se de um procedimento à base do óleo vegetal que apresenta a capacidade de nutrição dos fios, reposição dos óleos necessários e recuperação dos fios com danificação pelas intervenções químicas e demais aspectos.

Umectação é, portanto, fase de nutrição, essencial para diversos tipos de cabelos, como os crespos, cacheados e crespíssimos, bem como aqueles que passam pelo processo de transição.

Reconstrução

Ao passo que sinta os fios quebradiços, porosos e finos em razão dos efeitos químicos, a melhor maneira de restaurar a fibra dos cabelos é a fase de reconstrução pertinentes ao cronograma, em questão. Esse processo que reconstrói os fios atua repondo proteínas aos cabelos, de forma especial com a queratina.

Em razão de se caracterizar como uma fase de maior potencia do cronograma dos fios, reconstruir os cabelos deve ser feito a partir da necessidade real dos mesmos. Isto quer dizer, somente para aqueles que tenham muita danificação e elasticidade. Estes necessitam de uma recuperação da massa capilar que se perdeu, e devem acabar passando pela reconstrução dos fios todas as semanas.

hidratação para cabelos cacheados 3

Características dos cabelos cacheados

Os fios cacheados apresentam a tendência de terem um maior ressecamento em virtude da forma de haste. Esse formato espiral promove a dificuldade de que o óleo natural ultrapasse as raízes e alcance o comprimento dos fios.

Em relação ao lisos e ondulados, esse óleo acaba escorrendo pelos fios. A consequência é que faz a proteção de possíveis agressões do mundo externo e retardando o ressecamento possível.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *